26
fev

Mario

Na construção e planejamento de uma casa, a questão do aquecimento de água e de piscina merece especial atenção. Isso porque constitue um dos maiores gastos mensais de uma casa pronta. A escolha de pessoas competentes e equipamentos de grande eficiência e bom custo-benefício é vital para que, literalmente, “a conta não venha depois” que a casa estiver pronta.

 Ao planejar minha futura casa, li diversos livros e estudei as diferentes tecnologias existentes. Nosso projeto de uma casa “Energeticamente Eficiente” ou Casa Passiva (“PassivHaus”, como dizem na Europa) passava pelo isolamento térmico de paredes, janelas, ventilação cruzada planejada e beirais calculados para ganho solar nos meses de inverno apenas.

            Tendo feito minha lição de casa, pesquisei várias empresas e profissionais do mercado e foi somente na ALC que percebi a competência e conhecimento que buscava. Além do conhecimento, a honestidade e atitude “direto ao ponto” foram fundamentais para que pudesse sentir que havia encontrado as pessoas certas para administrarem esse ponto tão importante da minha futura casa.

            O sistema de aquecimento da água de consumo (água das torneiras e chuveiros) funciona perfeitamente há vários anos sem a necessidade de monitoramento de minha parte. Feitos para locais com neve e frio mais intenso que o nosso, os tubos a vácuo são extremamente eficientes mesmo em dias nublados. O apoio a gás sugerido pela ALC funciona muito bem nos dias escuros de chuva ou quando a casa está cheia de visitas e gastam toda água aquecida do boiler durante a noite. O sistema de re-circulação de água por demanda garante água quente sem espera, evitando desperdício de água ou de aquecimento. Em minha casa antiga, com o mesmo número de pessoas para tomar banhos e cozinhar, usávamos dois botijões P45 por mês. Com o novo sistema instalado, passamos a gastar apenas um P45 a cada 3 meses.

            Já o sistema de aquecimento de minha piscina, deixa a água boa para banho praticamente todos os dias com um gasto energético insignificante (considerando a pequena e econômica bomba de circulação utilizada no sistema). O aquecimento praticamente sem custo e automático remove a necessidade de planejar “se vou ou não aquecer a piscina”. Se tivesse optado por uma bomba térmica elétrica (vendidas pelas lojas de piscina, por serem produzidas pelas mesmas marcas que produzem filtros de piscina), teria um gasto de eletricidade muito elevado e nunca poderia deixar o sistema desligado. Enquanto o sistema solar consegue elevar a temperatura em até 10 graus em poucas horas, o sistema de bomba térmica só seria capaz de elevar a temperatura em 2 a 3 graus ao dia (por isso, não é possível desligar nunca). Quando a piscina ficou pronta comprei capa térmica para manter a temperatura, mas após a instalação do sistema solar nunca mais usei as capas.

            Em breve, pretendo instalar com a ALC um sistema de energia fotovoltaica.

            Quando construí minha casa, o procurei buscar o que existia de mais racional, eficiente e moderno para meu projeto. Qualidades essas que descrevem muito bem o atendimento e soluções que recebi do Sr. André e Sr. Marcio da ALC.